A importância da segurança da informação em concorrências e processos licitatórios

A segurança da informação dentro dos mais diversos setores empresariais deixou de ser coadjuvante e virou protagonista para se alcançar uma estratégia de sucesso nos negócios.

Em tempos de recessão do mercado, a competitividade observada nos processos de licitação e concorrência ganha aumento expressivo. Nesse momento, manter informações sigilosas em segurança pode ser um fator preponderante para garantir o êxito em grandes negociações.

A segurança da informação em tempos de vulnerabilidade

Em 2017, ondas de ataque contra milhares de empresas e organizações de todo o mundo foram noticiadas. Estes acontecimentos mostraram o quanto o mundo corporativo é vulnerável em relação à segurança da informação e endossam a necessidade de investimentos em prevenção contra ataques virtuais e roubo de dados sigilosos. Os casos reacenderam os debates que reforçam a importância de se estabelecer uma barreira efetiva dentro das organizações.

Sabemos que a informação sempre foi parte relevante na hora de garantir grandes negócios e é através dela que muitos contratos são fechados, todos os dias. É por este motivo que todos os dados de empresas dos mais diversos setores e portes merecem e devem ser tratados com o cuidado e proteção necessários, de forma a não prejudicar negócios tão grandiosos como as licitações e concorrências.

Como proteger sua empresa da espionagem industrial?

Ainda que “prevenir seja melhor que remediar”, muitas organizações não priorizam os investimentos em prevenção para atenuar riscos.  Este é um cenário preocupante, onde observamos empresas progressivamente mais vulneráveis em relação às suas informações.

Em grande parte das vezes, o vazamento de dados ocorre como consequência de descuidos internos. Torna-se nítido que os agentes da espionagem industrial estão cada vez mais preparados para levar aos seus clientes informações privilegiadas e confidenciais. As formas para captação de dados são diversas e envolvem desde equipamentos de escuta até a infiltração de funcionários dentro das empresas pelas quais existe o interesse da interceptação.

Para garantir a proteção, é preciso que todos os componentes da organização estejam em uma mesma página. Desta forma, treinamentos regulares em segurança da informação são recomendados, bem como investimentos frequentes em varredura de ambientes – também conhecida como “contraespionagem”. Com colaboradores conscientes e barreiras estabelecidas, é possível coibir fraudes, desvios de conduta e estimular a preservação das informações e do patrimônio empresarial.

A contraespionagem é uma investigação pontual e de grande valia para organizações que temem o vazamento de suas informações. Empresas que possuem brechas em sua segurança não são prejudicadas somente em reputação, mas também durante processos licitatórios e de concorrência. Quando o “espírito adversário” entra em jogo, todo cuidado é pouco para se resguardar de oponentes e, assim, expandir o sucesso nos negócios.

Você sabia que a ICTS Security é especialista em consultoria e gerenciamento de operações em segurança? Possuímos uma metodologia pioneira de resultados comprovados e de tecnologias atuais, que garantem mais segurança através de um conhecimento abrangente dos riscos. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a obter a plena segurança das informações – não somente durante os processos de concorrência e licitação, mas em todos os momentos de maturação do seu negócio.

Comentários do Post

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar